Acupuntura

APRESENTAÇÃO

O Ambulatório de Acupuntura para o Idoso, do Serviço de Geriatria do HCFMUSP, foi criado em 2003, com a finalidade de oferecer esta opção terapêutica aos idosos acompanhados no Serviço.

MISSÃO

Oferecer o tratamento por acupuntura como opção no tratamento adjuvante de doenças comuns no paciente idoso.
Treinar profissionais de saúde na indicação e aplicação de acupuntura.
Reunir informações com metodologia adequada para produção científica de alta qualidade.

VISÃO

O paciente idoso apresenta diversas condições de saúde que o tornam um bom candidato a ser tratado por acupuntura, com importantes benefícios para seu cuidado global em saúde.

Profissionais em treinamento precisam ter contato com essa opção terapêutica, com alta qualidade e visão científica moderna do assunto.

Há necessidade de produção de informação científica de boa qualidade metodológica na área.

PÚBLICO ALVO

Idosos atendidos pelo SGHC-FMUSP que tenham problemas abordáveis pelo tratamento por Acupuntura.

HISTÓRIA

O Ambulatório de Acupuntura para o Idoso do Serviço de Geriatria do HCFMUSP foi criado em setembro de 2003, contando com seu coordenador e, em um curto período de tempo, com colaboradores voluntários com alto nível de treinamento, que participam de todas as suas atividades. Com a modificação do programa do Curso de Especialização em Acupuntura da Divisão de Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP, que foi estendida para um período de duração de dois anos, passou a receber também profissionais que fazem o curso e que, no seu segundo ano, tem a opção de fazer seu treinamento prático fora do Ambulatório do IOT. Com o início da Residência Médica em Acupuntura, tornou-se um dos estágios obrigatórios do programa de residência médica, oferecendo a esses médicos residentes a oportunidade de conhecer as peculiaridades da população idosa, em particular para o tratamento com acupuntura. No ano de 2013 passou a fazer uso do prontuário eletrônico, tornando o acesso às informações pertinentes ao tratamento facilmente acessíveis ao médico responsável pelo tratamento do paciente .

EQUIPE

Colaboradores:

Dra. Elisabeth Prícoli Villela, Profa. Dra. Tomie Nakakuki de Campos, Sra. Elisabete Chao (voluntária)

Coordenadora:

Profa. Dra. Yolanda Maria Garcia

DESTAQUES

Em pouco tempo de existência, passou a ter uma demanda intensa, que acabou por gerar um fila de espera que não permite incluir no atendimento outros idosos do complexo HC. Todo o atendimento, treinamento e pesquisa são realizados dentro de estritos critérios científicos, demonstrando com clareza que a Medicina Complementar pode ser integrada ao ambiente acadêmico com evidentes vantagens, especialmente para uma população idosa. É um trabalho integrado ao conjunto do atendimento clínico do idoso do SGHC-FMUSP .

 

CONTATO E LOCALIZAÇÃO

Endereço:

Av. Dr Enéas de Carvalho Aguiar, 155
Prédio dos Ambulatórios
5° andar Bloco 4A

Telefone: (11) 2661-6731