Paula Souza

APRESENTAÇÃO

Desde 2003, o Serviço de Geriatria do HC-FMUSP, em parceria com a Faculdade de Medicina da USP, a Faculdade de Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde de SP, presta atendimento à população idosa da região, quatro vezes por semana, com atendimento de residentes, especializandos, acadêmicos de medicina e complementandos, sob supervisão dos médicos preceptores e assistentes, todos pertencentes à equipe do SG FMUSP.

 

 

MISSÃO

 

Prestar atendimento de qualidade à população idosa da região de Pinheiros, visando assistência, ensino e pesquisa, dentro dos princípios do SUS.

 

 

VISÃO

 

Implantar e desenvolver um modelo de Atenção Básica a Saúde do Idoso no SUS

 

 

PÚBLICO ALVO

 

Idosos da área de abrangência do CSE-GPS, composta pelos bairros Jardim Paulista e Pinheiros

 

 

NOSSA HISTÓRIA

 

O Centro de Saúde Geraldo de Paula Souza (CSEGPS) é o primeiro Centro de Saúde da América Latina a ser criado oficialmente pelo Decreto nº. 3874 de 19/7/1925 nas dependências do antigo Instituto de Higiene, hoje Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Pertence à FSP-USP e é ligado diretamente à diretoria desta Faculdade. Integra a Coordenadoria Regional de Saúde Centro-Oeste – Supervisão Lapa/ Pinheiros.
Em outubro de 2003, iniciou-se o atendimento em Geriatria no Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CSE- GPS), mediante a Carta de Cooperação Técnica entre a Faculdade de Medicina da USP, a Faculdade de Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde de SP.

 

Desde então, sob a coordenação do professor Wilson Jacob Filho, professor titular e diretor do Serviço de Geriatria da FMUSP (SG- FMUSP), desenvolveu-se o modelo de atendimento ao idoso na Atenção Básica.
A equipe de atendimento foi composta por médicos do SGHC (Assistentes, Preceptores e Especializandos) e médicos Geriatras contratados pela SMS locados no CSE-GPS. Inicialmente, contamos com o Dr Sergio Márcio Pacheco Paschoal e o Dr. Thiago Mônaco e, em seguida, com os Drs. Ana Catarina Rodrigues Quadrante e João Paulo Nogueira Ribeiro, que participaram efetivamente do atendimento até 2011.

 

A partir de 2005, passamos a receber também os acadêmicos de medicina do 5º ano da Faculdade de Medicina da USP. Durante um período de 3 meses, estes alunos vivenciam o atendimento geriátrico e reforçam conceitos adquiridos durante o curso de Geriatria do 4º ano, dentro de um cronograma teórico-prático elaborado pelos preceptores da Geriatria, juntamente com o Núcleo de Educação em Geriatria da FMUSP.

 

Com o passar do tempo, a agenda estendeu-se para quatro vezes por semana, com atendimento de residentes, especializandos, acadêmicos de medicina e complementandos, sob supervisão dos médicos preceptores e assistentes, todos pertencentes à equipe do SG FMUSP. A fim de otimizar o fluxo de pacientes e a organização do modelo houve, então, a distinção entre o Atendimento Primário e Secundário, classificando os pacientes de acordo com a sua complexidade. Aos poucos, foi necessário o estabelecimento de um fluxo de pacientes também para o nivel terciário, com encaminhamentos para o Hospital Dia Geriátrico (HDG), Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (NADI) e ambulatórios de especialidades geriátricas, todos pertencentes ao complexo assistencial do SGHC- FMUSP.

 

 

EQUIPE

 

Dr. Marcos Saraiva
Dra. Maria Luiza de Melo Paulo
Dra. Amanda Lagreca Venys
Dr. Marcel Hiratsuka
Dra. Gisele Sayuri Suzuki

 

Coordenador:
Dr. Wilson Jacob Filho

 

CONTATO E LOCALIZAÇÃO

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 715
Telefones: 3061-7726 ou 3061-7721
E-mail: csgps@usp.br ou preceptoriageriatria@gmail.com