APRESENTAÇÃO
O ambulatório de Idosos com Alto Risco para Doença Cardiovascular Aterosclerótica foi um dos primeiros ambulatórios criados no Serviço de Geriatria do HCFMUSP com a finalidade de atender a necessidades especiais dos idosos sob nossa responsabilidade, sem perder de vista o atendimento global e abrangente do paciente idoso de alta complexidade.
MISSÃO
Identificar idosos com risco particularmente aumentado para complicações de aterosclerose e propor intervenções que evitem a ocorrência de novas complicações ateroscleróticas, seja um primeiro evento (prevenção primária) seja um novo evento em indivíduo que tenha tido complicações prévias (prevenção secundária).
Receber profissionais em treinamento das diversas áreas de saúde (médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais), proporcionando-lhes uma visão gerontológica dos diversos aspectos da aterosclerose no idoso.
Reunir informações com metodologia adequada para produção científica de alta qualidade.
VISÃO
O atendimento ao paciente idoso precisa ser abrangente e levar em consideração todas as suas necessidades de saúde, mesmo que exista um aspecto de sua saúde que exija atenção específica. Procedimentos preventivos são os que apresentam a melhor relação entre custo (incluindo desconforto e custo financeiro) e benefício.
PÚBLICO ALVO
Idosos já matriculados no SGHCFMUSP que tenham risco particularmente elevado de apresentarem complicações de aterosclerose.
HISTÓRIA
Criado em 1990, em um primeiro momento foi realizado um amplo levantamento entre os pacientes em atendimento na época, identificando os fatores de risco mais prevalentes e sua correlação com as complicações de aterosclerose. Após essa avaliação inicial, foram definidos os critérios de inclusão e iniciado o processo de transferência de idosos em atendimento no Ambulatório Geral.
Ao longo de sua existência, diversos colegas da equipe médica, de enfermagem e da Nutrição participaram do atendimento. Foi também um dos primeiros ambulatórios do SGHCFMUSP a fazer uso de prontuário eletrônico, tendo inclusive servido como ponto de partida para o aprimoramento e adequação desse prontuário às necessidades específicas do serviço e da população idosa atendida.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Inclui monografias de conclusão de Residência Médica e Cursos de Especialização em Geriatria e Gerontologia, além de participação de eventos científicos regionais, nacionais e internacionais.
EQUIPE
Coordenador
Prof. Dra. Yolanda Maria Garcia
Colaboradores: Sra. Neide Silva Fernandes (enfermeira), Sra. Aquimara (nutricionista), Sra. Luciana (assistente social), Sra. Sônia Manussadjian Pereira (voluntária).
DESTAQUES
Conta com a colaboração, em condições de perfeita integração (inclusive via prontuário eletrônico), de representante da divisão de enfermagem, na pessoa da enfermeira Neide, encarregada do Ambulatório 4 A, da Divisão de Nutrição, com a nutricionista Aquimara e da Divisão de Serviço Social, com as assistente social Luciana.
CONTATO E LOCALIZAÇÃO
Telefone: (11) 2661-6731
Av. Dr Enéas de Carvalho Aguiar, 155
Prédio dos Ambulatórios
5° andar Bloco 4A