Comprometimento Cognitivo Avançado (ACCA)

APRESENTAÇÃO

O ambulatório atende pacientes idosos com demência em fase moderada e gravemente avançada, com uma média de 6 a 7 anos de diagnóstico presumido, com gravidade moderada em sua maioria e cuja principal causa de demência é a demência de Alzheimer em comorbidade com lesões vasculares significativas. Atendemos um média de 80 pacientes ativos a cada 3 ou 4 meses com vaga para 40 casos novos por ano.

MISSÃO

Prestar atendimento multidisciplinar a idosos portadores de demência em fase moderada e avançada e seus cuidadores baseado nas melhores evidências científicas disponíveis atualizadas, produzir conhecimento na área através de pesquisas clínicas e formar médicos residentes e especializandos quanto ao aprimoramento em direção ao  melhor diagnóstico, terapêutica farmacológica e não-farmacológica, reabilitação e abordagem aos cuidadores de pacientes idosos portadores de demência de qualquer etiologia que estejam em fase moderada e avançada de sua doença.

VISÃO

Entendemos o paciente idoso dementado moderado e grave como um indivíduo integral, que deve ser o alvo do melhor atendimento médico possível, bem como da equipe multiprofissional, e que este atendimento vise o seu melhor estado clínico, funcional e social, respeitando a proporcionalidade das medidas indicadas para cada caso. Entendemos, ainda, que o cuidador destes doentes é um indivíduo sobrecarregado emocional, fisica, social e financeiramente e que merece todo o cuidado e orientação para, além de viver com melhor qualidade, prestar o melhor cuidado possível ao seu doente.

PÚBLICO ALVO

Indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos, portadores de demência de qualquer etiologia que esteja em fase moderada e avançada, devidamente matriculados no SGHC-FMUSP.

HISTÓRIA

O ACCA teve início em ABR/2008, substituindo o  GERCOG, até então o ambulatório do SGHC que atendia os portadores de demência em todas as suas fases. Uma vez que o serviço já contava com ambulatórios que acompanhavam pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve e Demência Leve a Moderada, ficou clara a necessidade da criação de um espaço para atendimento, ensino e pesquisa a portadores das demências em fases mais graves. Desde então o ACCA conta com instrumentos de avaliação cognitiva e funcional próprios para estas fases de doença, equipe multiprofissional que foi crescendo e hoje contamos com fonoaudiólogos, assistente social e equipe de enfermagem que auxiliam diretamente nos cuidados dos doentes e orientação das famílias, além de equipe de nutrição que presta apoio mais a distância. Os residentes e especializandos de segundo ano em Geriatria/Gerontologia ficam no ACCA por 2 meses seguidos em treinamento e atendimento.

EQUIPE

 

Dra. Lilian S. Morillo

Coordenadora 

 

CONTATO E LOCALIZAÇÃO

 

Endereço:

Av. Dr Enéas de Carvalho Aguiar, 155
Prédio dos Ambulatórios
5° andar Bloco 4A

Telefone: (11) 2661-6731