Casa Ondina Lobo

APRESENTAÇÃO

 

Desde 2008 o serviço de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP realiza uma parceria com a instituição de longa permanência de Idosos (ILPI) Ondina Lobo, fornecendo acompanhamento médico geriátrico com consultas de rotina a cada 4 meses para todos os moradores, além das consultas de urgência solicitadas pelo próprio morador ou por algum membro da equipe que identifique alguma necessidade específica. Tal atendimento é realizado 5 vezes por semana pelos residentes ou especializandos do serviço de geriatria sob supervisão.

 

 

MISSÃO

 

Fornecer a todos os moradores desta instituição filantrópica atendimento geriátrico de ponta. Realizado sempre por residentes do serviço de Geriatria sob supervisão contínua.

 

VISÃO

 

Expandir e disseminar o modelo assistencial realizado pela geriatria nesta instituição, como modelo para as demais instituições do Brasil.

 

 

NOSSA HISTÓRIA

 

A ILPI de Ondina Lobo, começou a tomar forma em 1947 com a proposta de se tornar um refúgio para idosos sem recursos. Seu nome homenageia Ondina Lobo (1885-1942), uma alma bondosa que dedicou sua vida a ajudar os menos favorecidos e cujas sábias palavras mostraram um caminho a seguir. Ondina Lobo costumava dizer, afirmam os fundadores do abrigo, que “ao choro de uma criança, todos socorrem. Já o sorriso de um velho a todos afugenta”.

De lá para cá, com mais de meio século de existência, a “Casa” continua viva, mantendo-se fiel à sua vocação. Atualmente ela abriga e mantém aproximadamente noventa idosos entre homens e mulheres.

 

 

EQUIPE

Coordenador: Prof. Dr. Wilson Jacob Filho

Dra. Vanessa Silva Morais
Dra. Marina Esteves Kallas
Dra. Flávia Campora

 

PÚBLICO ALVO

 

Todos os moradores da instituição filantrópica “Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo”.

DESTAQUES

 

Trabalho em equipe com a presença de dentista, fisioterapeutas, enfermeiros, assistente social e nutricionista.

 

 

CONTATO E LOCALIZAÇÃO

Endereço:

Rua Regina Badra, 471

Santo Amaro, Zona Sul, São Paulo/SP
Telefones: (11) 5686-4322 / 5521-1559 / 5524-4929