CEDPES

APRESENTAÇÃO

 

O Centro de Desenvolvimento para Promoção do Envelhecimento Saudável – CEDPES surgiu a partir de um Convênio de Cooperação entre a Subprefeitura Pinheiros, e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo por intermédio do Serviço de Geriatria, cuja direção é do Dr. Wilson Jacob Filho. Tem como objetivo principal “criar um espaço favorável à implantação de atividades dirigidas aos idosos que propiciem o desenvolvimento de habilidades e que contribuam para o envelhecimento saudável”. O CEDPES foi inaugurado em 16 de junho de 2008 e está localizado à Rua Cerro Corá, 1203, no bairro Alto de Pinheiros.

 

O CEDPES está localizado na divisa de duas Subprefeituras, Pinheiros e Lapa . Em Pinheiros, a população de idosos é estimada em cerca de 20% da população da região, o que faz essa Subprefeitura a região com maior concentração de idosos da cidade de São Paulo. Nesse sentido, criar espaços para este segmento é necessário e fundamental. Implica em realizar planejamento de atuações para cobrir as demandas de promoção de saúde. Foi neste contexto que o CEDPES foi implantado.

 

O CEDPES tem também por objetivo propor mudanças dos hábitos e costumes voltados para a saúde e bem estar. Ele é um espaço educativo, onde se privilegia a saúde e não a doença; não medicamentoso, com oferta de uma ampla variedade de atividades coletivas, que podem ser reproduzidas em outros locais. Também há o estímulo em promover ações inovadoras que visam empoderar os idosos em projetos relacionados ao empreendedorismo, ações voluntárias, ao regresso ao campo profissional remunerado ou não, à busca de novos talentos, novas habilidades, ao convívio social, e à participação social e política.

 

As atividades oferecidas são: Atividade Física, Fisioterapia, Dança de Salão, Danças Circulares, Arteterapia, Lian Gong, Tai Chi Chuan, Grupos de Psicologia, Grupos de Transição de Carreira, Musicoterapia, Meditação, Trabalho do Caminho/Pathwork, Pilates, Yoga, Chi Kung, Ciranda da Leitura e Avaliação Geriátrica.

 

O CEDPES tem como meta atender tanto a população idosa que tem a sua capacidade funcional preservada quanto a população idosa que se encontra fragilizada e dependente. Implantamos em 2012 um Centro Dia, onde atendemos idosos com alta vulnerabilidade ou dependência para atividades de vida diárias.

 

Podemos definir o CEDPES como sendo um espaço criativo, incubador de ideias e de projetos inovadores de promoção de saúde.

 

Trata-se de um projeto diferenciado ao propor uma avaliação geriátrica do idoso com testes de desempenho físico, mental e emocional realizada por residentes de geriatria e de medicina esportiva supervisionados pelo médico geriatra Marcel Hiratsuka. A partir dessa avaliação, que é períodica, são feitas orientações individualizadas no sentido de encaminhá-lo para uma e até três atividades, compatível com seu perfil.

 

 

MISSÃO

 

Ser um espaço destinado ao desenvolvimento de ações coletivas que implementem a saúde do idoso e promovam o envelhecimento saudável.

 

 

VISÃO

 

Criar um ambiente favorável ao desenvolvimento e avaliação de atividades que propiciem o desenvolvimento de aptidões e contribuam para a longevidade funcional.

 

 

NOSSA HISTÓRIA

 

Durante o segundo semestre de 2007, o Subprefeito de Pinheiros Nilton Elias Nachle divulgou ao Prof. Dr. Marcos Boulos, Diretor da Faculdade de Medicina da USP, a existência de um terreno de aproximadamente 400 m², no bairro Alto de Pinheiros, situado à R. Cerro Corá n° 1203, que se encontrava em licitação para início de uma obra voltada exclusivamente para idosos.

 

O Diretor Dr. Marcos Boulos remeteu a informação ao. Dr. Wilson Jacob Filho, Professor Titular da Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP e Diretor do Serviço de Geriatria, para  iniciar conversações sobre o uso do espaço físico e a apresentação de um projeto, dedicado aos idosos da região. A partir de janeiro de 2008 iniciou-se um processo de reuniões entre representantes do Hospital das Clínicas da FMUSP e da Subprefeitura de Pinheiros, além dos respectivos assessores jurídicos, para alinhamentos de definições, atribuições e competências.

Finalmente, em 11 de junho de 2008, foi publicado em Diário oficial do Município o termo de convênio de cooperação administrativa para a formação do Centro de Desenvolvimento para a Promoção do Envelhecimento Saudável -CEDPES.

 

 

EQUIPE

 

Dr. Wilson Jacob Filho
Coordenador Geral SGHC-FUMSP

 

Dr. Marcel Hiratsuka
Coordenador CEDPES  pelo SGHC-FMUSP

 

Diana Blay
Coordenadora CEDPES pela Subprefeitura de Pinheiros

 

 

PÚBLICO ALVO

 

Idosos moradores da região, que tenham interesse na participação das atividades e que preencham os critérios específicos para cada uma delas.

 

 

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

 

Um dos principais objetivos do CEDPES é a pesquisa na área de promoção da saúde em idosos da comunidade sendo uma incubadora de projetos. Consideramos a pesquisa como forma importante não só de gerar informações úteis para ciência, mas também para o próprio aperfeiçoamento profissional e para a comunidade receber serviços de alta qualidade.

 

Foram apresentados as seguintes pesquisas em Congressos Regionais e Nacionais de Geriatria:

 

2010 • Congresso Brasileiro de Geriatra e Gerontologia

– ” Benefícios do Yoga em Idosos ”
– ” Efeitos da Meditação em Idosos ”
– ” Incontinência urinária em uma população de idosos da comunidade ”
– ” Fatores associados a quedas em idosos da comunidade ”

 

2009 • VI Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia


– ” Comparação Clínico Epidemiológica entre Idosos Sedentários versus Praticantes da Atividade Física ”
– ” Fatores Associados à Queixa de Memória em Idosos ”
– ” Comparação do Desempenho em Testes de Aptidão Física entre Idosos Sedentários versus Praticantes de Atividade Física”

 

Outros

– ” Condição de Saúde Bucal, Hábitos de Higiene e Necessidade de Tratamento entre Idosos na Cidade de São Paulo ”
– ” Impacto de um Protocolo de Exercicios Físicos em Grupo na Postura Estática, Aptidão Física e Qualidade De Vida Em Idosos ”
–  ” Arteterapia e Trabalho Corporal no Cuidado com Cuidadores: Relato de Experiência ”

 

 

DESTAQUES

 

Em 2009, o CEDPES foi um dos cinco premiados entre 83 projetos inscritos no XI Concurso Talentos da Maturidade – Categoria Programas Exemplares, promovido pelo Grupo Santander Brasil. Em 2013, o Ministério da Saúde  reconheceu o  CEDPES e o selecionou como sendo uma das experiências exitosas  estaduais e municipais no campo do envelhecimento e saúde da pessoa idosa.

 

 

CONTATO E LOCALIZAÇÃO

 

Endereço: Rua Cerro Corá, 1203 – Alto de Pinheiros – São Paulo-SP
Telefone: (11) 3021-4682
Email: cedpes@uol.com.br
Site:  http://www.cedpes.com.br

 

REALIZAÇÃO