Histórico

A trajetória da Gerontologia no Serviço de Geriatria teve início em 1984, e desde então vem sofrendo grande incremento. Além de sua maior inserção nas atividades assistenciais, ampliou sua missão de ensino e pesquisa sendo área de aprimoramento e estágio para profissionais. Oferecendo ainda dois cursos: o de atualização e o de especialização em Gerontologia. Dessa maneira encontra-se presente em todas as áreas onde o Serviço de Geriatria está inserido, complementando e ampliando o olhar sobre o idoso, contemplando-o em sua integralidade, tendo ainda uma preocupação constante em atuar com sua rede de suporte social.

 

Quando iniciou, a equipe era constituída pelas áreas de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional e serviço social, com suas atividades sendo desenvolvidas na enfermaria. As áreas de fisioterapia e terapia ocupacional foram precursoras das atividades de ensino e pesquisa iniciando um campo de estágio para alunos e profissionais da área.


Atualmente, além das áreas acima citadas, a equipe gerontológica conta com: farmácia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia. Em algumas áreas contamos também com a participação de odontólogos e pedagogos.

As atividades desenvolvidas pela equipe são:

Enfermaria:

 

– a equipe realiza reunião multidisciplinar – é uma reunião semanal com discussão de casos pré-agendados onde além da apresentação do caso clínico pelo médico, cada área gerontológica envolvida, descreve sua avaliação transpondo a atuação multiprofissional para a construção interdisciplinar de intervenção. A partir dessa reunião, elege-se um caso para que se realize a reunião de família;

 

– a equipe realiza reunião de família – é uma reunião semanal com o objetivo de esclarecer diagnóstico e orientar quanto aos cuidados necessários pós alta hospitalar;

 

– a equipe realiza ciclo de palestras para cuidadores – é uma atividade em grupo realizada semanalmente com o conjunto de acompanhantes, cuidadores dos idosos internados. A cada semana, um profissional da equipe realiza uma palestra com informações básicas de sua área profissional;

 

– a equipe realiza atividades em grupos com os pacientes – é uma atividade semanal desenvolvida pela fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia com o objetivo de melhorar a capacidade funcional dos idosos trabalhando também conteúdos afetivos e de socialização.

 

 

Ambulatório:

 

A equipe multidisciplinar atua no Ambulatório do Serviço de Geriatria para otimizar o período em que o cliente permanece dentro da instituição.