#somostodosprateados

O Outubro Prateado é o resultado da parceria entre a Disciplina de Geriatria da FMUSP, o Serviço de Geriatria do HCFMUSP e Área Técnica de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A intenção é dar maior visibilidade ao envelhecimento populacional, extremamente acelerado no Brasil, além de ampliar as ações para promover o Envelhecimento Saudável. Queremos divulgar que para ter um Envelhecimento Saudável é preciso dar atenção ao indivíduo desde as fases iniciais do desenvolvimento até as idades mais avançadas.

Reconhecemos serem necessárias ações educativas e motivacionais que incentivem maior adesão aos hábitos de vida saudáveis, a fim de que a saúde física e mental sejam favorecidas, ampliar a rede de suporte social e permitir que os idosos tenham maior participação na cidadania. Todos esses aspectos são importantíssimos para a preservação da autonomia e independência de quem envelhece.

Estamos convictos que este é o melhor caminho para que este aumento da longevidade se transforme em um real benefício, por prolongar o tempo de vida funcional, e não em um prejuízo individual e coletivo de um aumento do tempo de vida prejudicado pelo agravamento de doenças.

Resumimos em “todos estão convidados a pensar no idoso que são ou serão”

#somostodosprateados

Atenciosamente,

Prof. Dr. Wilson Jacob Filho