Universidade Aberta para o Envelhecimento Saudável (UNAPES)

APRESENTAÇÃO

A Universidade Aberta para o Envelhecimento Saudável (UNAPES) é uma unidade institucional de educação permanente para idosos, criada em 27 de dezembro de 2006 em uma reunião informal pelos integrantes, Prof. Dr. Wilson Jacob Filho, Dra. Celi Derewlany, Psicólogo Juan Canizares e Administradora Rozany dos Santos. Este programa é vinculado à Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Foi aprovado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária – CCex (CCex/FM/425/2007) em sessão de 20/06/2007 e iniciou suas atividades em 06 de agosto de 2007.

Para o Prof. Dr. Wilson Jacob Filho, titular da disciplina, a intenção é ter como objetivo: “Ser um ambiente favorável à promoção do envelhecimento saudável e formação de agentes multiplicadores de opinião, que utilize a educação permanente, estimulando ações de cidadania e inclusão social do idoso”. Para tanto, esta iniciativa tem como pilar a educação gerontológica de diversas áreas do conhecimento, responsável pelo aprendizado sobre as influências biopsicossociais e espirituais. Ensinando a colocar em prática a sociabilidade, relações de convivência familiar, integração entre gerações, promoção da qualidade de vida, dentre outras atividades, que foram escolhidas na tentativa de conhecer melhor a realidade do idoso.

Nos encontros educacionais, por intermédio de ciclos de palestras regulares, são abordados diversos temas (parte teórica).

 

O ensino, pesquisa e projetos comunitários são promovidos por meio de oficinas e da prática de: Alimentação Saudável; Atividade Física; Introdução à Informática; Dança e Expressão Corporal; Artes; Técnicas de Dinâmica em Grupo; Oficina de Facilitadores (agente social/multiplicador).

O programa proporciona aos participantes um aproveitamento do tempo livre de forma mais interativa com as atividades diárias. A UNAPES é um elo entre a população e a instituição, estimulando os alunos a se integrarem no contexto social, melhorando sua autoestima. Como o projeto idealizado em 05 de agosto de 2008 por Juan Canizares “Saúde e Ação Social – SAS” é criar no idoso um senso de comprometimento com o trabalho social voluntário, com ações de cidadania, proporcionamos um ambiente educacional para poderem compreender, aprender, pensar e atuar sobre as questões da melhor idade. Afinal, quem passou dos 60 anos precisa reconhecer seu valor, sentir-se útil e preparar-se para uma velhice saudável, tanto fisica como mentalmente. “A melhor escola da vida é a vivência, e o idoso está aí para nos ensinar e multiplicar o aprendizado”, destaca Rozany.

DIFERENCIAL E INICIATIVA

Os conteúdos programáticos das Universidades de Terceira Idade visam, em geral, prover os alunos do conhecimento necessário para realizar suas atividades cotidianas com o menor risco e com maior eficácia, o que muito contribui para a sua segurança e qualidade de vida individual.

Ao concebermos a ideia da UNAPES, pensamos ser muito importante acrescentar a este propósito a necessidade de dotar este idoso de aptidões e experiências que lhe permitissem atuar na sociedade em que vive, fomentando as boas práticas de saúde e de inserção social adquiridas e/ou aprimoradas durante a sua formação. Portanto, é objetivo fundamental da UNAPES a revelação de interesses e vocações que, quando aparelhadas e implementadas possam contribuir para o desenvolvimento individual e, consequentemente, influenciar a comunidade a qual pertence. Para tal, reunimos em torno desta proposta os profissionais mais interessados nas atividades educacionais do idoso e, capazes de compor o elenco de disciplinas formadoras dos elementos facilitadores, produto final deste empreendimento.

NÚCLEOS DE APOIO

■ Encontros educacionais em envelhecimento saudável: Ciclo de palestras

Têm o intuito de abordar vários temas que contribuam para o desenvolvimento individual e coletivo de nossos alunos.

A cada semestre serão apresentadas palestras ministradas por profissionais convidados de diversas áreas do conhecimento.

Podem participar: alunos e ex-alunos da UNAPES e idosos da comunidade.

Local: Centro de Convenções Rebouças – CCR / Auditório Vermelho (localizado na Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, nº 23 em frente ao Instituto do Coração – INCOR)

Horário: Todas as segundas-feiras, das 14h às 16h

Informações: Espaço PROPES. Avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 155.

Telefone: (11) 2661-8021 com França, Rozany ou facilitadora Lúcia

■ Oficinas

  • Alimentação Saudável

  • Atividade Física

  • Introdução à Informática

  • Integração para Ação Social

  • Técnicas de Dinâmica em Grupo

  • Roda de Conversa – facilitadores

  • Oficina Coral

  • Arteterapia

  • Memória

  • Horticultura

  • Al-anon

  • Mapi – Alfabetização

PÚBLICO ALVO

Nosso público alvo são pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, independente do nível de escolaridade, gênero e situação socioeconômica. Além do requisito da idade, o aluno deverá comprovar acompanhamento médico regular. A atividade educativa envolve idosos de outras cidades.

DURAÇÃO DO CURSO

A participação dos idosos na UNAPES é gratuita, por período de 2 anos, durante os quais o idoso participa do ciclo de palestras, oficinas e atividades extracurriculares.

Diariamente temos oficinas com assuntos pertinentes às atividades propostas. Estas são organizadas em horários alternados e, a manutenção é realizada de acordo com a disponibilidade dos profissionais voluntários dentro de uma programação preestabelecida.

EQUIPE

Colaboradores

Antonio Carlos França
Apoio Administrativo

Claúdia Laham
Psicóloga

Douglas Cerqueira Ferdinando
Educador Físico

Maria Aquimara Zambone
Nutricionista

Marta Merenciana Del Bigio Freitas
Nutricionista

Maria Emilia Baptista de Magalhães Castro
Pedagoga

Coordenação

Rozany dos Santos
Administradora


Coordenador Geral

Prof. Dr. Wilson Jacob Filho
Médico

Agradecimento:


Aos facilitadores idosos pelo trabalho social voluntário.

SEJA UM PATROCINADOR

Para manter o funcionamento e melhorar de forma contínua a proposta educacional da UNAPES, temos a necessidade de contar com patrocinadores para financiar as atividades descritas. Para isso a UNAPES possui uma conta vinculada ao Centro de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento, instituição sem fins lucrativos criada para viabilizar o patrocínio de empresas interessadas em financiar as atividades de ensino e pesquisa promovidas pela instituição.

O patrocinador pode contar com espaço de publicidade, inclusive no site Gero Saúde.

CONTATO E LOCALIZAÇÃO

Prédio dos Ambulatórios – PAMB (espaço entre o 5º e 6º andar ) ao lado da rampa
Avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 155
São Paulo/SP – CEP 05403-000
Telefone: (11) 2661-8021
Email: programagerosaude/faleconosco@hc.fm.usp.br