Manual de Terapêutica Não Farmacológica em Geriatria e Gerontologia

Manual de Terapêutica Não Farmacológica em Geriatria e Gerontologia é um livro que tem sua origem no Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (SGHC-FMUSP), tendo como equipe autoral Médicos e Docentes liderados pelo Professor Wilson Jacob Filho, Titular de Geriatria da FMUSP.

 

Sua proposta é seguir toda uma linha de procedimentos destinados a tratar e/ou minimizar os sintomas encontrados no paciente geriátrico, que necessariamente devem proceder às prescrições medicamentosas, por sinal, a cada dia mais extensas e complexas, ou seja, buscar recursos funcionais, motores e típicos da ação corpórea que visem substituir com êxito a terapêutica propriamente química.

 

Isso é um bom recurso, na medida em que obriga o próprio Geriatra ou o Clínico a refletir sobre o melhor modo de abordar seu paciente, sem efeitos colaterais ou outros medicamentosos que, na realidade, podem trazer maior prejuízo.

 

O Manual de Terapêutica Não Farmacológica em Geriatria e Gerontologia tem o seu texto estruturado na Medicina Integrativa, com as mais atuais informações e evidências científicas para a prescrição e o alinhamento dessa terapêutica tão especial.

Orientações ao Paciente